You are currently viewing O significado da ametista

O significado da ametista

Uma das pedras mais usadas para joias, a ametista guarda características que muitas pessoas não conhecem. Continue lendo para saber quais são principais características e significados dessa pedra que, além de linda, é muito poderosa.

 

Imagem da pedra Ametista

 

Conhecidas pela sua cor singular, as ametistas fazem parte da família dos quartzos. É uma pedra preciosa que chama atenção pela cor violeta reluzente e uma alta resistência a arranhões. Ela recebe uma nota 7 na escala de Mohs (sistema desenvolvido para quantificar a dureza dos minerais) ficando atrás apenas de diamantes, topázios, rubis e safiras.

 

Um pouco de história

Os antigos gregos contam que a ametista surgiu depois de Dionísio (Baco, na mitologia romana) derramar vinho sobre uma dama, chamada Ametista, que fora transformada em cristal pela deusa Ártemis. O contato com o vinho teria lhe conferido a coloração violeta.

Séculos mais tarde, já na era cristã, o imperador Cláudio II proibira o casamento com o pretexto de que soldados sem vínculos matrimoniais seriam mais eficazes nas batalhas, e um sacerdote, Valentine, à revelia das ordens do imperador, realizava casamentos em segredo. Por essa razão, Valentine fora martirizado no dia 14 de fevereiro, dia em que parte do mundo celebra o dia dos namorados ou dia de São Valentim. A história conta que Valentine usava um anel de ametista e que o adorno auxiliava os soldados a identificá-lo.

Por estas razões, joias de ametistas são boas escolhas para pedidos de casamento, presentes para aniversariantes do mês de fevereiro e pessoas que prezam por proteção.

 

Cura e purificação

Os esotéricos acreditam que a ametista tem a capacidade de transmutar energia, purificar ambientes e dissipar energias ruins. Além disso, estimula a produção de hormônios e regulariza o sistema endócrino e o metabolismo. 

Excelente purificador do sangue, esse cristal alivia o estresse e a dor física, emocional e psicológica, e bloqueia o estresse geopático. Ameniza dores de cabeça e a tensão. Reduz contusões, machucados e inchaços, e trata problemas de audição. Cura as doenças do pulmão e do trato respiratório, problemas de pele, distúrbios no nível celular e doenças do trato digestivo. É benéfica para os intestinos, regula a flora intestinal, elimina parasitas e estimula a reabsorção da água. A ametista trata a insônia e promove um sono reparador.

A Bíblia dos Cristais, Autor: Judy Hall, Editora: Pensamento

Aqui na Ieta

Nós, da Ieta, particularmente, somos apaixonados pelas ametistas. Acreditamos que seus atributos se encaixam perfeitamente com nossa principal matéria prima, a prata, seja do ponto de vista estético como na simbiose de suas energias. 

Desde o início, a ametista é uma das peças mais usadas em composições e encomendas que recebemos no nosso ateliê. Nossa pretensão é que, mais do que um ornamento, nossas joias funcionem como amuletos e, para isso, confeccionamos peças que devem ser usadas em pontos estratégicos do corpo: brincos, colares e anéis são ótimos pontos para se ter uma ametista e deixá-la atrair todos os seus benefícios. 

 

Ametista lapidada

 

Anel de ametista com prata 925

 

Pingente de prata 925 com ametista bordado

 

Se você ainda tiver dúvidas sobre as ametistas, clique aqui e mande uma mensagem para a gente que nós te responderemos. Aproveite e dê uma passeada pelo site, vejas as nossas novas peças com ametistas.

Até o próximo post!

Deixe um comentário